Controle Financeiro Pessoal

Quer começar a organizar suas finanças pessoais?

Se a resposta foi sim, vamos te ajudar com uma ferramenta simples, que praticamente todos os computadores possuem, que nada mais é do que uma planilha de cálculo, ou o popular Excel.

Desenvolvemos um conjunto de planilhas que vão te ajudar a controlar suas despesas de cartões de crédito, além das despesas gerais de uma casa.

Os lançamentos serão feitos de forma separada, sendo que cada cartão que você possui, deverá corresponder a um arquivo da pasta Cartões.

Na videoaula, logo abaixo, você aprenderá como manusear essas planilhas, mas alguns passos são extremamente importantes. São eles:

  • Baixe o arquivo compactado Controle Financeiro.zip para uma pasta do seu computador. Recomendamos que seja a pasta Meus Documentos, por ser de mais fácil localização.
  • Após baixar o arquivo, use o próprio descompactador de arquivos do Windows para extrair o conteúdo da pasta. Veja instruções, passo a passo, logo abaixo.
  • Não altere o nome das pastas e nem dos arquivos, pois eles estão relacionados através de links internos e, caso você altere o nome dos arquivos, as referências entre eles serão perdidas e os cálculos deixarão de ser feitos de forma correta.
  • As planilhas contém células bloqueadas, ou seja, conteúdos que você não pode alterar. As células bloqueadas são as que contém fórmulas, portanto, se forem alteradas ou apagadas, os cálculos não serão feitos. As células que contém fundo branco são as células que você poderá digitar e alterar, sem prejuízo para os cálculos.
  • Veja a videoaula para melhor compreender como utilizar as planilhas e, em caso de dúvidas, entre em contato através do nosso FALE CONOSCO.

 

Primeiro passo – Baixe o arquivo abaixo

Controle Financeiro

 

Segundo passo – descompacte o arquivo que você acabou de baixar

 

  • Para descompactar o arquivo, primeiro vá até a pasta em que você o salvou e localize o arquivo compactado.
  • Clique com o botão direito do seu mouse sobre o arquivo e escolha a opção Extrair Tudo…

 

 

  • Na próxima interface, você pode alterar o local de destino da pasta e arquivos, mas supondo que você já esteja na pasta desejada, basta confirmar clicando no botão Extrair

 

  • Após o processo de descompactação dos arquivos, você deverá conseguir visualizar uma pasta chamada Controle Financeiro.

 

  • Dê um duplo clique sobre ela para visualizar o conteúdo dos arquivos

 

Para visualizar a planilha geral, que te mostrará as despesas mês a mês, dê um duplo clique no arquivo Contas – 2021.

Você vai observar que, ao abrir, a planilha mostrará que está atualizando várias vezes e também mostrará o nome de algumas outras planilhas. NÃO INTERROMPA esse processo.

O que ela estará fazendo nesse momento será exatamente a atualização dos valores dos cartões e trazendo-os para essa planilha.

Na pasta Cartões, você encontrará vários arquivos com os nomes: CARTAO_O1, CARTAO_02 e assim sucessivamente.

Você deverá usar um arquivo para cada cartão que você possua.

Importante: NÃO ALTERE O NOME DESSES ARQUIVOS (CARTAO_01, CARTAO_02, etc).

 

Para aprender a usar as planilhas e fazer os lançamentos, veja o vídeo abaixo

 

Deixe um comentário